quinta-feira, 5 de julho de 2007

Conhecer a reprodução da sua gata ou cadela

Para uma melhor compreensão da fisiologia e do comportamento ligado à reprodução da gata e da cadela, consideramos importante para o dono conhecer algumas particularidades deste período tão importante na vida do seu animal de companhia, que por vezes se torna tão problemático!

As gatas são animais que fazem vários cios (poliéstricas) sazonais, estando, pois, dependentes da época do ano. Nas zonas temperadas, no hemisfério norte, a época do cio começa normalmente em Janeiro/Fevereiro e termina entre Setembro e Outubro. Uma gata doméstica atinge a puberdade (primeiro cio) depois de alcançar 80% do seu peso corporal (2,3-2,5 kg), o que acontece por volta dos 6-9 meses.
A duração média do cio nas gatas é de 3 a 10 dias, com intervalos de 2 a 3 semanas, portanto existem vários cios ao longo da época reprodutiva.
Os donos (ou os vizinhos) notam logo que a sua gata entra em cio, pois existem alterações de comportamento, vocalização (miam) frequente (que não deixa ninguém dormir! …), maior agitação e agressividade, vontade de sair de casa e de urinar mais vezes e necessidade de se roçar vagarosamente nas nossas pernas, ….

Nas cadelas o momento do primeiro cio depende muito da raça e do tamanho do animal. As raças pequenas têm o primeiro cio mais cedo do que as grandes, pois, normalmente, o de uma cadela pequena ocorre entre os 6 e 10 meses, enquanto que o de uma cadela grande pode ocorrer entre os 12 a 24 meses. Este primeiro cio pode ainda ser silencioso, ou seja, não detectável pelo dono. As cadelas são diferentes das gatas, não estando o seu cio dependente da estação do ano. Têm habitualmente dois cios por ano, com intervalo médio de 5 a 11 meses. De notar que na fase inicial do cio (proestro) começa a surgir um corrimento hemorrágico, existindo atracção dos machos. Esta fase dura 6 a 11 dias, findos os quais se entra na fase de cio propriamente dita, em que a cadela já aceita o macho, e que tem uma duração média de 5 a 9 dias. O período total do cio dura em média 15 a 21 dias.

É de referir, por curiosidade, que as gatas tal como as cadelas não entram em menopausa, como acontece nas mulheres, o que acontece é que nas fêmeas mais idosas, os cios podem ser menos frequentes, a sua fertilidade diminui, têm ninhadas mais pequenas, e além disso, as complicações durante o parto são mais comuns.

O controlo reprodutivo dos nossos animais domésticos, particularmente da população canina e felina, é um tema que preocupa muito os donos, mas que não é indiferente à comunidade em geral. Todos nós nos preocupamos com o excesso de cães e gatos vadios ou errantes na rua e com as consequências daí resultantes, quer no capítulo da Higiene e Saúde Pública, bem-estar animal, mas também na própria segurança e qualidade de vida dos cidadãos.

No que respeita ao controlo reprodutivo, tanto nas gatas como nas cadelas, existem duas opções: o controlo hormonal e a cirurgia.
1. Controlo hormonal: tem um custo mais reduzido, é reversível e a qualquer momento a cadela ou gata pode retomar a actividade reprodutiva. Tem como principais desvantagens o maior risco de infecções uterinas e de tumores mamários e como consequência a menor esperança de vida.
2.A Cirurgia (Esterilização): tem como principais vantagens, a diminuição do risco de desenvolvimento de tumores mamários (se a cirurgia for feita antes do 3.º cio), eliminando também os principais problemas do aparelho reprodutor, nomeadamente a ocorrência de quistos ováricos e de infecções uterinas. Tem como desvantagem o custo mais elevado e os riscos inerentes à cirurgia/anestesia, que no entanto são mínimos num animal saudável.

Cadela
1º Cio (Puberdade)
Raça Pequena – 6-10 meses
Raça Grande – 12-24 meses
Nº cios por ano - 1-2
Tempo de Gestação - 56-70 Dias
Gata

Puberdade: 6-9 Meses
N.º Cio Por ano: Vários cio sazonais
Tempo de Gestação - 64-68 Dias

10 comentários:

Unknown disse...

Tenho uma femea da raça Cairn terrier,ela iniciou o Cio em 20/julho teve o periodo de sangramento normal,porem ate a presente data os machos querem montar nela desesperadamente,apesar dela nao aceitar.
E normal o Cio ou odor demorar tanto tempo?
Grato
Ricardo

Vetsantiago disse...

Tal como referimos no artigo o período normal de cio é de 15 a 21 dias, a aceitação do coito ocorre já na fase de estro, habitualmente 10 a 12 dias após o ínicio dos sinais de cio.As causas na dificuldade de maneio da cobrição são multifactoriais.Nalguns casos importa realizar uma pequena citologia vaginal para ajudar a determinar o melhor momento da cobrição. Como compreende cada caso é um caso e quando a situação foge à "normalidade " será importante a ajuda de um Veterinário...

joao morais disse...

boa tarde, tenho uma cadela serra da estrela e ela teve a 1ªa ninhada de cães (2) no dia 10 de janeiro. normalmente quanto tempo tenho que esperar para ela ter outro cio?
os cios da minha cadela tem sido secos à alguma forma de eu conhecer a cadela para a puder cruzar? da outra vez nmão me importei tinha um macho em casa.

Vetsantiago disse...

lamentando desde já o atraso na resposta e relativamente à pergunta do João Morais, informamos que após o parto a actividade reprodutiva, com o surgimento de um novo cio acontece por norma após pelo menos 4 meses, daí que deverá estar próximo.
Nos sinais de cio o corrimento hemorrágico é o mais característico e marca o primeiro dia do cio para efeito de cruzamento, a aceitação do macho por regra só acontece após a primeira semana e aconselha-se sempre a realizar 2 cobrições, com 48 horas de intervalo, convêm também que seja a cadela a ir ao território do macho. Para efeito da detecção do cio poderá em situação de suspeita de cio levar a cadela para próximo de um macho, para ver se há sinais de atracção por parte do macho.
No entanto, caso a dúvida persista pode consultar um Médico Veterinário que pode realizar alguns exames complementares para ajudar na detecção do cio ...

Ines disse...

Boa noite.
Tenho uma cadela de raça Maltês com 15 meses de idade. Quando desconfiei que tivesse o primeiro cio por volta dos 13 meses, tratei do controle hormonal. Só que foi o meu pai que deu a injecção e talvez não foi correctamente dada, porque três meses depois a cadela inicia o cio. Agora há uma semana que está com corrimento hemorrágico, o que já nao se verifica tanto esta semana. Hoje o meu pai levou a passea-la e no caminho conversou com um vizinho que trazia também um cão. Quando se descuidaram, estavam a cruzar-se ! Eu julgo que deve ter sido pouco tempo, mas também não tenho a certeza. Será que chegou para a reprodução? Há possibilidade de saber se a cadela se reproduziu daqui a quanto tempo?

Obrigada e parabens pelo site

Vetsantiago disse...

Olá Inês

Pela informação apresentada é provável que a tua cadela possa estar prenha já que não houve cuidado na administração do anovulatório.
Aconselho-te a consultar um Médico Veterinário...
No entanto, posso informar-te que também é possível fazer testes de prenhez ás cadelas a partir do dia 26 pós-cobrição.
Já agora pensa na possibilidade de a esterilizar, é muito mais seguro!

Vetsantiago

Beth Lima disse...

Olá,

Muito esclarecedor o artigo. Parabéns! Mas houve uma troca de informações no resumo final. Onde está escrito "cadela" deve-se ler "gata" e vice versa.

Vetsantiago disse...

A Clínica regista com agrado o interesse do artigo e agradece os comentários...
Até breve

Anónimo disse...

Bom dia,

Tive uma gata que quando entrou no cio aos 7 meses, sensivelmente, teve todos os sintomas normais que sempre ouvi falar... super meiga, a roçar-se, perdeu um pouco o apetite e miava desalmadamente!! Agora tenho mais uma gata que é, normalmente, uma autêntica fera mas que nestes últimos 2 dias tem estado muito calma, parece que está sempre com sono, come menos mas bebe água, tem feito as suas necessidades, deixa que lhe façamos festinhas sem morder, algo inédito! e até deixa fazer festas na barriga... quando lhe faço festas na zona traseira levanta a cauda mas não mia como ouço dizer que fazem sempre. Ela deve ter uns 9 meses e nunca teve sintomas de cio... é de rua e resgatei-a com cerca de 5 meses...
Pode-me dizer se as gatas podem ter sintomas diferentes de cio?!

Muito obrigada,
Andreia

Vetsantiago disse...

Olá Andreia

É verdade as gatas podem mesmo ter manifestações de cio muito diversas.Por norma tornam-se mais sociáveis, procurando mais o contacto com os donos...
Aconselho-te a pensar na esterilização que é o método mais seguro de controlo reprodutivo e que dá também mais esperança de vida...
Até breve
Vetsantiago