domingo, 2 de dezembro de 2007

Animais Com Companhia


Fido - a História de um cão que virou estátua


O espírito da época natalícia leva-me a contar uma história em que o protagonista é um cão, de nome Fido, que é também um cartaz turístico de uma pequena localidade Italiana, San Lorenzo, na região da Toscana, em Itália e que encontrei numa passagem pelo ciberespaço.
A história fala-nos de valores, de amizade, de gratidão e de lealdade, entre um cão e o seu dono.
Em plena segunda guerra mundial, Carlo Soriani, um operário de San Lorenzo, recolheu um cachorro ferido que se encontrava na berma da estrada, tratou-o e alimentou-o. Este seu novo amigo passou a partilhar alguns hábitos com o dono, um dos mais curiosos era aguardá-lo todos os dias, na hora do regresso do trabalho, na paragem do autocarro, e acompanhá-lo de regresso a casa. Em Dezembro de 1943 e na sequência de um bombardeamento aéreo, o dono morreu, mas Fido manteve o hábito diário de aguardar o regresso do dono, na mesma paragem de autocarro, à mesma hora, como se nada tivesse acontecido, ou como se houvesse uma secreta esperança de um regresso impossível.
O mais surpreendente é que isto aconteceu durante 14 anos, o que não deixou de sensibilizar toda a comunidade de San Lorenzo, que como prova desta dedicação e lealdade lhe atribuiu uma distinção pública, partilhada com grande emoção pela viúva de Carlo Soriani.
Em 9 de Junho de 1958, Fido morreu e como gesto de reconhecimento pela sua dedicação ao dono, foi enterrado junto à sua campa no cemitério local.
A estátua que hoje se encontra em San lorenzo imortaliza este cão e simbolicamente homenageia também toda a espécie canina, pela lealdade, protecção e companheirismo que tem tido para com o Homem, ao longo dos últimos 20.000 anos, traduzindo em bronze que “ O cão é o melhor amigo do Homem”.
Boas festas para todos e um bom ano de 2008, em particular para os que partilham o seu tempo e espaço com um animal de companhia.


Duarte Diz Lopes

Sem comentários: