terça-feira, 13 de janeiro de 2009


Bragança faz rastreio à Leishmaniose Canina

Entre 19 e 24 de Janeiro decorre “A Semana da Leishmaniose”, uma iniciativa pioneira a nível Europeu do Observatório Nacional das Leishmanioses (ONLEISH). Durante esta Semana será realizado um rastreio a cerca de 3.000 cães para determinar a prevalência da doença em Portugal.

A Semana da Leishmaniose surge como resposta ao grande objectivo do ONLeish, que é a criação de uma rede de vigilância epidemiológica Nacional. Vamos realizar um estudo pioneiro em Portugal e na Europa que tem como finalidade fazer o levantamento da seroprevalência da Leishmaniose Canina e, no futuro, desenvolver ferramentas para a prevenção desta doença.

Entre 19 e 24 de Janeiro será realizado um rastreio em 5 zonas do país: Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve, onde 130 clínicas veterinárias irão recolher um número mínimo de 3.000 amostras que serão posteriormente encaminhadas para o laboratório da Unidade de Leishmanioses do Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT), para serem analisadas.

Dr. Duarte Diz Lopes, Médico Veterinário da Clínica Vet. Dr. Duarte Diz Lopes comenta a importância deste estudo e diz: “um rastreio com uma dimensão nacional permitirá não só conhecer as características da doença, como também desenvolver medidas de educação e prevenção da Leishmaniose adequadas às exigências de cada região, pois existem zonas de maior risco de disseminação do que outras”.

Porto, Braga, Viana, Vila Real, Bragança, Coimbra, Leiria, Castelo Branco, Viseu, Aveiro, Guarda, Lisboa, Setúbal, Santarém, Évora, Beja, Portalegre e Faro são apenas algumas das 53 cidades e vilas que vão participar neste rastreio gratuito.

A Leishmaniose Canina é uma infecção grave dos cães causada pelo parasita Leishmania e transmitida por um insecto o flebótomo. É uma doença de evolução crónica que, sem tratamento, leva à morte do cão. É transmissível ao Homem deve de ser seguida de perto, pois constitui um risco para a Saúde Pública.

Toda a informação disponível em: www.onleish.org